quinta-feira, maio 10, 2007

Uma pergunta

Folgo em saber que estamos de acordo quanto aos limites da liberdade do fumador, que se aplicam, aliás, seja a que assunto for.



Quanto à questão da obrigatoriedade da denúncia, realmente parece uma coisa salazarista. Mas se pensarmos bem e reduzirmos a questão à sua forma mais simples, o dono de café só está a denunciar um desrespeito pela Lei em causa, como é seu dever como cidadão. Mas isto não é uma questão simples. O problema aqui é obrigar o proprietário à denuncia. Era muito mais lógico deixar essa iniciativa para os clientes. Pegavam no livro de reclamações, ou de outra forma qualquer, e denunciavam. Assim pagava quem deve em primeira instância zelar pelo cumprimento da lei, ou seja, o proprietário. Acho que fazia mais sentido, até porque nenhum dono de café vai denunciar nenhum cliente e arriscar-se a perder clientes. E claro, é irreal pensar que as autoridades vão conseguir fiscalizar todos os cafés e restaurantes deste país. Devem ser utentes a ajudar na fiscalização. Digo eu...



Por outro lado, e para tentar ver respondida uma duvída que tenho, aqui vai uma pergunta: Porque exigem os fumadores condescendência de tudo e todos para com o seu hábito? Esse hábito faz mal, no extremo até mata. Será porque é um hábito de tal forma socialmente aceite que o mal que faz aos outros já parece também aceitável? É que eu, de cada vez que tento queixar-me do fumo dos outros, parece que estou a falar outra língua. Quase nunca sou levado a sério. Muito menos sou respeitado. E estou a falar de situações que acontecem no meu próprio local de trabalho.













Powered by ScribeFire.

Sem comentários: